Quimioterapia é o tratamento medicamentoso que visa a destruir as células neoplásicas ou impedir sua multiplicação, sendo capaz de reduzir sua proliferação. Como descreve a Dra. Luciana Coura – médica oncologista e integrativa –, o tratamento quimioterápico alcança todo o corpo através da corrente sanguínea, atuando sobre diferentes células.
É importante notar que a ação da quimioterapia incide sobre o crescimento celular e, nesse sentido, atua não apenas sobre as células neoplásicas, mas também sobre outras. Importante notar que os agentes quimioterápicos agem principalmente em células que se dividem e se multiplicam com maior velocidade, como as próprias células neoplásicas. Por isso, como explica a Dra. Luciana, a quimioterapia causa efeitos colaterais, como fraqueza, perda de cabelos e náusea, entre vários outros.
As aplicações da quimioterapia são diversas e sua escolha dependerá do tipo de câncer e da particularidade de cada caso. Dentre as formas de aplicação, podemos citar os medicamentos quimioterápicos via oral, via intravenosa, intramuscular. A quimioterapia pode ser administrada em combinação com outros tratamentos, como radioterapia por exemplo, ou ainda a imunoterapia. É fundamental que a estratégia do tratamento – tipo de medicamento, dosagem e duração – seja discutida sensivelmente com a pessoa a ser tratada, para ponderar expectativas e resultados, levando em consideração a qualidade de vida.