Náusea e vômito são sintomas frequentes em pacientes oncológicos, e podem estar relacionados tanto à própria doença quanto aos efeitos adversos de seu tratamento.
Como relata a Dra. Luciana Coura – médica oncologista e integrativa –, esses sintomas, quando considerados leves, não apontam para problemas sérios de saúde, mas podem afetar profundamente a disposição e a qualidade de vida do/a paciente.
No caso de manifestações graves, pode ocorrer perda de peso, desidratação e desequilíbrio hidroeletrolítico (processo de regulação entre líquidos e eletrólitos no organismo), o que deve implicar mudanças na estratégia do tratamento.
A sensação de indisposição e os episódios de vômitos associados à quimioterapia costumam ocorrer nos dias após a sessão e podem ser prevenidos e tratados de diversas formas. Uma primeira medida de prevenção, de acordo com a Dra. Luciana, é optar por uma alimentação leve, bem como controlar o estresse e a ansiedade. Além disso, alguns medicamentos podem ser prescritos, como os antieméticos, cujos efeitos devem ser avaliados caso a caso.