Manejo de Efeitos Tóxicos do Tratamento

O tratamento de neoplasias – sobretudo o que age sistemicamente – pode causar diversos efeitos colaterais. Como relata a Dra. Luciana Coura, médica oncologista e integrativa, é fundamental que os efeitos tóxicos do tratamento sejam acompanhados de perto pela médica, de maneira a minimizar o desconforto e melhorar o estado geral de saúde, essencial para o processo de cura. 

Os efeitos tóxicos do tratamento dependerão de seu tipo, duração e também das particularidades de cada caso. Podem haver problemas gastrointestinais – náusea, vômitos, perda de apetite –, baixas concentrações de células sanguíneas – anemia e neutropenia, por exemplo –, feridas na boca, entre outros. 

Importante notar que as modificações intensas – sejam elas físicas, sociais ou comportamentais – trazidas pelo câncer podem resultar em desafios psicológicos, que devem ser levados em consideração num cuidado em saúde efetivo. A Oncologia Clínica e a Medicina Integrativa, considerando a pessoa como um ser integral e sensível, propiciam a tomada de consciência e a autonomia de cada pessoa em seu processo de adoecimento e tratamento.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.