Imunoterapia é uma estratégia para estimular o sistema imunológico a atuar sobre o câncer, através de medicamentos que incidem em componentes genéticos das células tumorais, comuns a diversos tipos de câncer. Como conta a Dra. Luciana Coura – médica oncologista e integrativa –, trata-se de uma área da medicina que está sendo muito pesquisada atualmente. 

O sistema imunológico previne e combate a proliferação de células neoplásicas naturalmente. Determinados mecanismos destas células, porém, podem impedir a atuação efetiva de tal sistema. A imunoterapia agiria interferindo, restaurando e ampliando este mecanismo imune nato que foi afetado pela neoplasia. 

Existem diversos tipos de imunoterapia, podendo-se citar, principalmente, os inibidores de checkpoints imunológicos, vacinas e Car T-Cells. Ressalte-se que se trata de uma área de pesquisa em expansão e que, embora já tenhamos resultados com prognósticos animadores, ainda há muito trabalho a ser feito. A imunoterapia não surte efeito em todos os casos, mas, quando se obtém resposta, o prognóstico é significativamente melhorado.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.