Ciclo Celular e Seus Mecanismos de Controle

Chama-se ciclo celular o processo que envolve o surgimento de uma nova célula até a divisão desta em duas células-filhas, ciclo este que se divide, principalmente, em interfase e mitose. Como aponta a Dra. Luciana Coura – especialista em Oncologia Clínica e Medicina Integrativa –, a interfase corresponde a um longo período de intensa atividade metabólica, durante o qual se observa o crescimento da célula, a duplicação de seu material genético e o acúmulo de energia para uma nova divisão; enquanto que a mitose, de menor duração, nomeia o período em que a divisão celular finalmente ocorre.

Para que o desenvolvimento de um organismo suceda adequadamente, os ciclos celulares são regulados por mecanismos de controle. Tal regulação é crucial, tendo em vista, por exemplo, que nem todas as células de nosso corpo devem dividir-se ao longo de toda a vida, sendo que algumas precisam fazê-lo com baixa frequência e outras devem até mesmo interromper sua divisão durante a idade adulta. Nesse sentido, tais mecanismos de controle são responsáveis por inibir a proliferação indiscriminada das células, que pode resultar, inclusive, na formação de tumores.

Assim como são observáveis, no ciclo celular, diferentes momentos que compõem a interfase e a mitose, também no seu sistema de controle é convencional discernir os chamados “pontos de verificação”, durante os quais se decide se a célula prosseguirá ou interromperá seu ciclo. Dentre eles, cuja nomenclatura corresponde à das diferentes etapas do ciclo, a Dra. Luciana cita como principais: o ponto de verificação G1 – no qual a célula dará início ao ciclo ou permanecerá em G0, caso seja detectado dano em seu material genético –; o ponto de verificação G2/M – no qual se verifica a duplicação dos cromossomos e a célula então passa da interfase à mitose –; e o terceiro ponto de verificação – que condiciona o início da anáfase (a etapa mais curta da mitose) ao correto alinhamento dos cromossomos, permitindo-se então o alongamento da célula, após o qual ela se dividirá.

Como explica a Dra. Luciana, uma das características das células cancerosas é, justamente, o não atendimento aos mecanismos de controle do ciclo, de modo que o tempo de geração de novas células pode se tornar mais curto, além de se reduzir a quantidade de células em fase estacionária (G0), gerando-se assim um crescimento tumoral.

Observatório Global do Câncer. https://gco.iarc.fr/en.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.