Anticorpos Monoclonais

Anticorpos monoclonais são anticorpos produzidos para auxiliar o sistema imunológico a combater diversas doenças, inclusive alguns tipos de câncer. Como relata a Dra. Luciana Coura – médica oncologista e integrativa –, há diversos anticorpos monoclonais já descritos, mas a área da imunoterapia está, atualmente, em intenso desenvolvimento.

A tecnologia envolvida na produção de anticorpos monoclonais tem a ver com a identificação da sequência genética que produz respostas imunes. A nomenclatura “monoclonal” deve-se ao fato de que esse anticorpo produzido em laboratório provém de um único clone de linfócito B – as células sanguíneas que produzem anticorpos –. Essa produção pode ser realizada através de diferentes técnicas de biologia molecular: hibridomas (células de replicação contínua) ou phage display (uma espécie de inventário de genes).

No caso do tratamento oncológico, esses anticorpos, quando introduzidos no organismo, conectam-se a moléculas específicas, servindo como sinalizadores de células neoplásicas. A importância dessa ação se deve ao fato de que as células do câncer têm, frequentemente, a capacidade de impedir sua detecção pelo sistema imune, através de diversos mecanismos.

Uma das principais vantagens deste tipo de tratamento é a segurança do mesmo, que apresenta poucos efeitos colaterais. No entanto, por ser uma área em pesquisa, esse tratamento não se aplica a todos os casos e ainda é preciso aumentar a precisão dos marcadores específicos de células neoplásicas, melhorando, assim, a efetividade do tratamento.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.