O câncer é uma doença caracterizada pelo crescimento descontrolado e disseminação de células anormais no corpo que invadem tecidos saudáveis. Seu desenvolvimento tem causa multifatorial, provocando alterações no DNA, sejam elas hereditárias ou adquiridas
Segundo estimativas da OMS (Organização Mundial de Saúde) e da IARC (Agência Internacional de Investigação sobre o Câncer), publicadas no início de 2024, deve haver um aumento expressivo doença até 2050: prevê-se que o diagnóstico de novos casos aumentará em 77%.
Tal aumento se explica pelo crescimento e envelhecimento da população, refletindo, além disso, a ampla exposição das pessoas a fatores de risco, profundamente relacionados à configuração socioeconômica predominante na sociedade em que vivemos. Dentre eles, destacam-se o consumo de tabaco, álcool e alimentos ultraprocessados, bem como o sedentarismo e a exposição à poluição atmosférica e a toxinas no ambiente de trabalho.
Como explica a Dra. Luciana Coura – médica especialista em Oncologia Clínica e Medicina Integrativa –, há variados tipos de câncer, os quais correspondem aos também variados tipos de células do corpo humano. No mundo, o câncer de pulmão é o mais prevalente, seguido pelo câncer de mama feminino, o câncer colorretal e o câncer de próstata. No Brasil, o câncer mais comum é o de pele, seguido pelo de próstata, de mama, colorretal e de pulmão.
Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.